segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atividade a partir da ferramenta DOSVOX

Atividade realizada:
A aluna deverá criar uma pequena história na ferramenta Dosvox no editor de texto. Após a criação, o arquivo será gravado e lido para que a aluna perceba as palavras que escreveu incorretas. A professora irá ajudar a aluna a analisar o que está errado. A aluna sempre será incentiva quando escreveu as palavras corretamente.

Reflexão sobre a experiência:
            Estava tímida, digitava com cuidado letra por letra. Tem contato diário com o computador, o que facilitou a realização da atividade. Apresentou dúvida no uso das teclas de acentuação e dos sinais de pontuação.
            A aluna produziu um pequeno texto a partir de uma gravura. Inicialmente, escreveu três frases e disse estar pronto. Precisei incentivá-la a produzir mais, questionando-a sobre o que havia na figura. Digitou várias palavras emendadas como: amenina, ocachorro. Também não utilizou letra maiúscula no início de frases e sem os sinais de pontuação. Além disso, faz a troca de diversas letras como: p por b, n por m, entre outras. Também ainda, em diversas palavras faltavam letras. Me surpreendi quando a aluna escreveu corretamente a palavra cachorro, porém acho que foi porque trabalhei em sala de aula as dificuldades ortográficas CH,LH e NH.
Quando o Dosvox leu o seu texto, ela logo percebeu que escreveu as palavras emendadas e que não utilizou os sinais de pontuação.
            Dando seguimento a atividade, pedi que ela reescreve-se no seu caderno. Durante a reescrita em seu caderno fui auxiliando ela na troca de letras, lendo as palavras e perguntando o que estava errado. Com a produção do som, ela percebia sozinhas as letras que trocou ou as que faltavam nas palavras. Solicitei que ela digita se novamente a história abaixo da escrita anterior. “Quando ocorreu a leitura pelo Dosvox, ela logo percebeu a diferença entre as duas histórias e disse” a segunda ficou melhor”.
            A aluna gostou de utilizar o recurso/ferramenta foi possível perceber um avanço mesmo que simples em relação a escrever as palavras emendadas. Isso, já foi um grande progresso, que me deixou muito feliz. Utilizarei mais seguidamente a ferramenta com a aluna.



Um comentário:

  1. Fabiana,

    Realmente essa atividade foi muito bem aplicada e com bons resultados. Espero que cada vez mais seus alunos progridam e, que possas proporcionar outras atividades para eles utilizando as tecnologias acessíveis.

    Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir